São Paulo FC

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Curtas Especial - Estádio Chácara da Floresta

Estádio Chácara da Floresta

O Estádio Chácara da Floresta, foi o primeiro estádio de futebol do São Paulo FC. 

Introdução
A Chácara da Floresta já existia no começo do século XX, quando seu dono, Sr. Batista, o alugou por 50 mil réis à "Societá Canottieri Esperia", atual Clube Esperia, para a prática do Remo, sendo ali erguidas as primitivas instalações do clube. Em 1903 o Esperia teve que abandonar a sede, e se mudou para a outra margem do Tietê, pois a Chácara havia sido comprada pelo Sr. "Alípio Borba", presidente do "Clube de Regatas São Paulo", passando a ser sede deste. Até este momento não havia estádio na chácara, que era local para esportes aquáticos.

História
Construído em 1906, o Estádio da Chácara pertenceu, a princípio ao Clube de Regatas São Paulo. Mas com a extinção deste em 1913, o estádio foi adquirido pela Associação Atlética das Palmeiras, que em 1915, remodelou o estádio e aumentou sua capacidade para 15 mil lugares.
NOTA: Em 1903, a AA das Palmeiras, tinha como casa, um espaço entre as ruas Martim Francisco, Barão de Tatuí, Baronesa de Itu, e Avenida Angélica. Porém após o fim do C.R. São Paulo, a compra do estádio com a ampliação das arquibancadas, o "Palmeiras Alvinegro", passou a mandar seus jogos no "Floresta", e ter como sua casa.
NOTA 2: O Velódromo de São Paulo, adaptado para o Futebol pelo Paulistano em 1900, foi o principal campo da capital até 1915, pois no ano seguinte foi demolido pela Prefeitura de São Paulo, em nome da urbanização. A Associação Paulista de Esportes Atléticos então transferiu suas arquibancadas para a Floresta.

De 1915 a 1917 a "Chácara da Floresta" era o único campo para os jogos do Campeonato Paulista, ampliada, com capacidade para 2.000 lugares sentados e 13.000 lugares em pé. Por sinal, foi por anos o local para os encontros entre as seleções Paulista e Carioca de Futebol. O estádio era onde a AA Palmeiras mandava seus jogos desde o surgimento do campo, mas outros clubes também mandaram jogos na Floresta, como o Palestra Itália, Corinthians, Paulistano (após a demolição do Velódromo).

Com o passar dos anos, em 1930, a AA das Palmeiras, incorporou seu patrimônio, a equipe recém formada, o São Paulo Futebol Clube, também conhecido como São Paulo da Floresta. E a partir de então, passou a mandar seus jogos no Estádio da Floresta. Tendo um ótimo retrospecto. Foram 71 jogos, com 52 vitórias, 14 empates e apenas 5 derrotas. O São Paulo marcou 225 gols e sofreu só 56.

A iluminação do estádio foi inaugurada em 28 de março de 1930, e para comemorar houve um amistoso entre São Paulo FC contra o Sportivo Buenos Aires da Argentina, que terminou com a vitória do São Paulo por 8 a 1.
Essa partida de futebol, foi a primeira entre clubes realizada durante a noite em São Paulo.
O primeiro jogo da história do Campeonato Paulista disputado com luz artificial, aconteceu na Floresta em 17 de maio de 1930, entre São Paulo e Sírio, jogo que terminou empatado em 2 a 2.

O estádio existe, surpreendentemente, até os dias de hoje, porém muito modificado. Sem as arquibancadas e cercado não pelo bosque original, mas pela Marginal Tietê, Ponte das Bandeiras e Avenida Tiradentes.

Como era a Chácara
Foto: Retirada do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Est%C3%A1dio_da_floresta_1940.png

O campo era na Chácara da Floresta, nas proximidades da Ponte Grande, junto ao rio Tietê.
A chácara ficava entre o Clube São Bento e o CR Tietê, chegando-se a ela por um corredor entre os dois. O gramado era de primeira qualidade, ainda que as instalações, em geral, fossem modestas, conforme relato feito por Carlos Eduardo Toledo, o Toledinho, que acentua: "Era o campo todo cercado por arquibancadas de madeira, com os vestiários para os jogadores embaixo da arquibancada principal, coberta. Os jogos do São Paulo FC lotavam o campo, cabia quinze mil pessoas. A torcida era grande e entusiasmada".


Fotos do Estádio.
Foto retirada do site: http://www.1935soberano.net/2012/04/historico-como-tudo-comecou.html

Foto retirada do site: http://www.arquibancadatricolor.com.br/forum/viewtopic.php?f=27&t=2795
 
A foto, publicada no site do Clube de Regatas Tietê, mostra a região da Ponte das Bandeiras, onde situava-se o antigo estádio da Floresta, em 1942



Conforme prometido, este foi o texto do primeiro estádio do nosso Tricolor.
O próximo da série, será a fundação do Tricolor. Como tudo começou, escudos, uniformes, primeiros troféus. Vou viajar no tempo, e trazer a bela história do Tricolor Mais Querido!

Créditos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ch%C3%A1cara_da_Floresta
http://spfc-sempre.blogspot.com.br/2009/01/blog-post_6029.html
http://terceirotempo.bol.uol.com.br/quefimlevou/qfl/foto/estadio-da-floresta/tiete-perto-do-estadio-29787.html


#VaiSãoPaulo #SãoPauloEuAcreditoEmVocê #AvanteMeuTricolor #SãoPauloFC #SPFC #SomosOClubeDaFé #OMaisQuerido #OCampeãoVoltou #VermelhoACorDaRaça #Jason #Soberano #EuVouComFé #ArquibancadaLaranja #MorumbiLotado #SócioTorcedor #3Cores1SóTorcida

Diego Felipeli
30/08/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário