São Paulo FC

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Curtas Especial

Fugindo um pouco do que costumo escrever, desta vez falarei sobre um assunto que não tem nada a ver com o nosso Tricolor. Porém é um caso que, como amante do futebol, me senti um pouco decepcionado. A venda do jogador Vitinho, do Botafogo.
Não é a toa, que os clubes do RJ encabeçam as primeiras colocações, tratando-se de dívidas.
Dos cinco primeiros colocados, quatro são times cariocas.
Mas não vou entrar muito nestes detalhes, até por quê não tenho informação suficiente, para tal.
O que quero deixar registrado aqui, é minha opinião baseado no fato da venda do Vitinho, para o CSKA da Rússia, fazendo uma comparação com a venda dos jogadores do eixo Rio-São Paulo.
Vou começar, colocando os jogadores e valores divulgados na imprensa, de alguns jogadores do Rio.
Vasco: Vendeu o jogador Philippe Coutinho em 2010, que hoje veste a camisa 10 do Liverpool, pela bagatela de 4 Milhões de Euros (cerca de 10 milhões de reais). Na ocasião, o atleta tinha 18 anos.
Fluminense: Recentemente, o clube das Laranjeiras vendeu a espinha dorsal do time. Wellington Nem. Fundamental no esquema do ex-treinador da equipe, Abel Braga, o jogador foi vendido para o Shakhtar Donetsk, por 8 Milhões de Euros (cerca de 25 Milhões de Reais). O jogador tinha 21 anos.
Botafogo: O caso mais recente, e o motivo do meu texto, Vitinho. Foi vendido para o CSKA da Rússia, por 10 Milhões de Euros. Jogador que tem 19 anos e fez apenas 41 partidas pelo clube carioca, era fundamental no esquema do treinador Oswaldo de Oliveira e que além de tudo, o clube era um dos líderes do campeonato. Além da proposta do clube russo, o jogador teve também uma proposta do clube português, Porto. Com os mesmos números na negociação, o diferencial era o jogador terminar a temporada no Brasil. Não houve negociação.
Quero agora, colocar os valores, das negociações dos clubes de São Paulo.
Começando pelo Corinthians. Na última janela de transferência, o time alvi-negro, vendeu o volante Paulinho, de 25 anos, por 18 Milhões de Euros, cerca de 26 Milhões de Reais. Antes de ser vendido para o time inglês Tottenham, o jogador Paulinho rejeitou uma proposta da equipe italiana Internazionale de Milão. O jogador na ocasião, não queria sair por conta de estar disputando a Libertadores, e acreditava em mais um título. A inter ofereceu cerca de 17 Milhões de Euros. Não se pode comparar as atuais situações dos clubes. Mas podemos comparar os jogadores. Não que os jogadores dos clubes cariocas, joguem menos que Paulinho, mas os clubes do Rio, poderiam ter feito um melhor negócio.
São Paulo: A quase um ano, o Tricolor vendeu sua joia mais preciosa. Lucas. E por assim ser, vendeu por um magnífico preço. Mas antes de aceitar as cifras do clube francês, o São Paulo havia rejeitado um valor de 38 Milhões de Euros, do clube inglês Manchester United. Lucas foi vendido por 43 Milhões de Euros, e podia ainda ficar mais 6 meses no clube paulista. E com a permanência, o jogador Lucas, pode comemorar seu único título no clube, que foi a Copa Sul-Americana.
Santos: O melhor jogador brasileiro na atualidade, foi vendido ao Barcelona por 45 Milhões de Euros. Comparar o Neymar aos demais jogadores, talvez não seja muito óbvio, mas como estou falando de negociações, não podia o deixar de fora. E o Santos podia ter recebido mais, se o jogador tivesse escolhido o Real Madrid. Porém por vontade do atleta, foi vendido ao Barcelona.

Conclusão: O que quero mostrar, é que é possível sim, segurar o atleta. E também é possível, ganhar mais do que oferecem. Mas os clubes do Rio, por estarem tão endividados, vendem a qualquer custo seus melhores jogadores. A impressão que fica, é que se importam apenas com o dinheiro e não com títulos, torcedores... E o pior de tudo, é que mesmo vendendo esse jogadores, alguns clubes não recebem por isso. Que foi o caso de Fluminense e Botafogo, que tiveram o dinheiro penhorado por terem Atos Trabalhistas na Justiça. Lamentável. O futebol brasileiro, lamento por ter cartolas tão despreparados no futebol. E os torcedores ficam a mercê dessas pessoas e o máximo que podem fazer é  assistir de longe.

Antes de encerrar, quero deixar um vídeo de um torcedor botafoguense, demonstrando seu sentimento de raiva, ao saber da venda do Vitinho.
http://www.youtube.com/watch?v=eBttF2oJu1w&feature=youtu.be



E vou deixar também, o ranking das dívidas dos clubes brasileiros, do final de 2012.
http://globoesporte.globo.com/platb/olharcronicoesportivo/2013/06/24/o-endividamento-dos-principais-clubes-brasileiros/







#VaiSãoPaulo #SãoPauloEuAcreditoEmVocê #AvanteMeuTricolor #SãoPauloFC #SPFC #SomosOClubeDaFé #OMaisQuerido #OCampeãoVoltou #VermelhoACorDaRaça #Jason #Soberano #EuVouComFé #ArquibancadaLaranja #MorumbiLotado #SócioTorcedor #3Cores1SóTorcida

Diego Felipeli
28/08/2013






Nenhum comentário:

Postar um comentário